viernes, 19 de octubre de 2007

Descobertas

Esses últimos dias foram "reveladores", digamos assim. Aí vão algumas das novidades:

1- Descobrimos um Kebab melhor e mais barato que o do Seu Al-Ahsan, é o "Amigo Kebab" (o nome é esse mesmo). Quarta, os meninos tinham que resolver uns "bremas" na UPV e eu, num ato de não-companheirismo assumido, voltei pra casa. Parei no "Amigo Kebab" pra almoçar e acabei conversando um pouco com o dono, 'Tipo' é o nome dele (não sei como escreve, só to escrevendo o que ele disse). Ele é do Paquistão e tá aqui em Valencia, sozinho, faz 5 meses. Disse, numa mistura de espanhol e inglés bem limitados, que trabalhava um ano aqui e depois voltava pro Pasquistão pra ver a família dele, que era toda de lá. Disse também que tava trabalhando antes na França, mas, apesar de ter se dado bem por lá, sofria muito preconceito. Apontando pra própria pele, ele disse: "Negro, na frança, não é bem tratado... Você não pode andar lá sozinho na rua a noite". Ele falou que aqui em Valencia as coisas eram bem melhores, mas que o locutório de um conhecido dele (não lembro se primo ou amigo) foi invadido por 2 homens mascarados e armados durante dias consecutivos. Ele me perguntou se o Brasil "é bom" e eu expliquei exatamente o que acho sobre nosso país. "No Brasil, você também não pode andar na rua a noite... Não por culpa do racismo, mas pelos assaltos", eu disse, num espanhol também limitado. Ele ficou surpreso. Por fim, ele falou que achava as mulheres brasileiras muito bonitas de uma maneira muito respeitosa (talvez a mais respeitosa que eu já presenciei). Eu sabia que a europa era um local preconceituoso, mas encontrar alguém que sofreu e sofre com o racismo por querer dar uma vida melhor pra sua família é outra estória...

2- Descobri uma loja de CD's e LP's que vende exemplares que eu provavelmente nunca vou encontrar no Brasil. Encontrei o "Street Survivors" do Lynyrd Skynyrd com a capa original que foi banida (a capa era os membros em volta de um incêndio, foi banida pois algumas semanas depois o avião da banda caiu), "The Pros And Cons Of Hitchhiking" do Roger Water com capa original, "Wouldn't You Miss Me" do Syd Barrett (que eu comprei) e uma edição limitada CD+DVD de "On An Island" do David Gilmour. Encontrei vários LP's legais, como por exemplo o "The Wall" e "Wish You Were Here" do Pink Floyd, além de David Bowie, Deep Purple, Bod Dylan e por aí vai. O preço é normal pra quem ganha em real e excelente pra quem ganha em euro. Isso não deve ser interessante para vocês, leitores (talvez até seja um porre)... Mas pra mim isso é uma beleza.

3- Descobri que uma loja grande aqui tava com 12% de desconto para todos os produtos da Sony. Resultado: já tenho minha máquina... fotos em breve.

4- Descobrimos o "Beco da Poeira" de Valencia. Tem umas coisas bizarras, do tipo calças jeans por 2 euros, sueteres por 6 euros, uma Paellera King Size e por aí vai. A feira acontece toda terça perto aqui de casa. Já fizemos umas compras...

5- Descobrimos também uma loja do estilo "1,99" de uns japoneses. Comprei um guarda-chuva de 4 euros que me salvou num dia chuvoso...

Observações:

- Na física (mais precisamente na mecânica), a letra "Q" é muito utilizada pra representar valores. Não só o "Q" (quêzão), como também o "q" (quêzinho).

- "Q" em espanhol é pronunciado "Cu".

- 50 anos atrás (outubro de 1957), houve a maior "riada" (enchente) aqui em Valencia. Não sei muitos detalhes, mas aparentemente foi algo bastante grave. Várias são as notícias no jornal sobre isso, homenagens aos bombeiros e discussões sobre o fato. Enchentes são bem freqüentes em Valencia nessa época do ano. Dizem que isso é culpa da mal planejamento urbano da cidade.

- 25 anos atrás (outubro de 1982), houve um acidente chamado "pantanada". O que aconteceu foi que choveu muito e o sistema que era responsavel para eliminar o excesso de água de uma represa perto de Valencia não funcionou. Não sei mais detalhes, mas foi algo também grave.

3 comentarios:

momento suspenso dijo...

como eu ja disse pelo msn..
vc devia mesmo ter comprado um bote o inves de um guarda-chuva..
(:

Renan de Andrade dijo...

maaaansh... vc abriu um momento de discurs�o social sobre se pode ou n�o andar nas ruas brasileiras a noite... hehehehehehehehe

Bom, em Fortaleza, eh bem complicado, apesar de ter uns q ainda arriscam a andar... travados, mas arriscam!!! J� em outros cantos, como SP, tem lugares q s�o tranquilos! Nunca fui, mas tem mta gente q diz ser tranquilo demais!!!

Hooooomi... compre logo aquelas boias de bra�o ae... se acontecer alguma enchente pelo menos vc tem esse artefato de extrema seguran�a!!!!!
hehehehe

Alisson Brilhante dijo...

simples! um jeito baxim de ser!

to treinando a parte de marketing. um dia a gente vai ter que pensar nisso.

um artista calculando prédios!?!?!

hunf!
tah cara. depois tu faz jornalismo!